CHAMADA DE TRABALHOS PARA O INTERCOM 2019 SEGUE ATÉ 01/07

18 de junho de 2019

Estudantes e pesquisadores do campo da Comunicação em todo o Brasil têm até o dia 1º de julho para submeter seus trabalhos ao 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com o tema central “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”.

Antes de enviar o trabalho, é necessário fazer a inscrição no congresso. A organização do evento recomenda que interessados em submeter se inscrevam antecipadamente. Aos que deixarem a submissão para o último momento, o prazo máximo para pagamento da taxa de inscrição é 28 de junho.

A chamada de trabalhos do Intercom 2019 engloba três eventos: Grupos de Pesquisa (GPs), Intercom Júnior (IJ) e Publicom. Confira as informações básicas a seguir. Para ler a chamada completa, clique aqui.

GPs – XIX ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA INTERCOM
Sessões de apresentação de trabalhos: 4, 5 e 6 de setembro de 2019
Doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, estudantes de especialização e bacharéis podem submeter artigos para a coordenação de um dos 34 Grupos de Pesquisa. Antes de fazer a submissão, é importante conferir as ementas e palavras-chave dos GPs no Portal Intercom.
Cada pesquisador só pode encaminhar um trabalho de sua autoria, exceto em caso de coautoria (leia mais a seguir). O artigo deve estar formatado no modelo-padrão dos GPs da Intercom (é importante utilizar o papel timbrado específico do Encontro de GPs).
Vale ressaltar que alguns GPs também selecionarão artigos para publicações e eventos específicos, como o GP Comunicação e Cultura Digital (livro), o GP Teorias da Comunicação (simpósio) e o Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas (livro). Nesses casos, é necessário indicar em nota de rodapé que o artigo deve ser apreciado tanto para o Encontro dos GPs quanto para o livro/evento do GP.
Coautoria – Basta que um coautor tenha a qualificação acadêmica exigida; porém, se o trabalho for selecionado, a apresentação no evento só poderá ser feita pelo autor qualificado. Além disso, é possível submeter até dois trabalhos do mesmo autor, desde que: um deles seja em coautoria e outro, não; ou ambos sejam em coautoria, porém com coautores diferentes.

INTERCOM JÚNIOR (IJ) – XV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO
Sessões de apresentação de trabalhos: 5 e 6 de setembro de 2019
O IJ é destinado a estudantes de cursos de graduação e recém-graduados (em 2018 ou no decorrer de 2019) em Comunicação, que podem submeter pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica (PIBIC) ou em laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais. Na submissão, é obrigatório incluir o nome e o e-mail do professor orientador como coautor do trabalho.
Além disso, é necessário indicar a divisão temática para a qual o artigo está sendo enviado. Para tanto, é importante ler com atenção as ementas do IJ.
O artigo deve estar formatado em documento de Word, seguindo o modelo-padrão do Intercom Júnior. E atenção: é fundamental utilizar o papel timbrado do Intercom Júnior.

PUBLICOM – XIV ENCONTRO COM AUTORES-EDITORES DE PUBLICAÇÕES RECENTES EM COMUNICAÇÃO
Sessão de lançamento: 5 de setembro, a partir das 17h30
Doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, estudantes de especialização e bacharéis podem submeter livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica para o evento de lançamentos do Intercom.
Utilizando o modelo-padrão e o papel timbrado do Publicom, as propostas de lançamento devem incluir: título, resumo geral da obra, nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. O mesmo arquivo (em Word) deve ter uma imagem da capa da publicação. Já os produtos eletrônicos de difusão acadêmica (sites, portais, multimídia) devem indicar o título da peça ou o endereço na internet, uma breve descrição do produto e os principais objetivos de sua criação. Os minicurrículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

O prazo de 1º de julho também vale para a inscrição dos trabalhos selecionados nas etapas regionais da Expocom para a XXVI Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação. Para tanto, o aluno líder do trabalho deve preencher a ficha de inscrição do Intercom nacional e não deve efetuar o pagamento da taxa (alunos líderes que venceram a etapa regional têm isenção na etapa nacional). Os demais coautores que tiverem interesse em receber certificados e/ou participar do evento devem efetuar o pagamento da taxa. O trabalho será migrado de forma automática do regional para o nacional. As sessões de apresentação da Expocom serão nos dias 5 e 6 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 7 de setembro, a partir das 12h. Confira o regulamento da Expocom.

Submeta seu trabalho e participe do maior congresso científico de Comunicação do Brasil.

Acesse o Portal Intercom para mais informações:
Calendário e taxas
Chamada de trabalhos Intercom 2019
Normas
Programação preliminar (incluindo datas das sessões de apresentação de trabalhos e Publicom)
Programação de oficinas e minicursos (matrículas em breve)

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram.

LEIA TAMBÉM

INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br