9 de novembro de 2022
A produção científica desenvolvida na confluência entre Comunicação, Geografia e Estudos de Mídia tem um espaço especial na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom): o Grupo de Pesquisa (GP) Geografias da Comunicação, coordenado por Roberta Brandalise, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e Daniela Cristiane Ota, também doutora pela ECA-USP e professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
“O GP Geografias da Comunicação completou 13 anos de existência neste ano. Na sua origem, teve os professores José Marques de Melo e Anamaria Fadul entre os principais entusiastas. Atualmente, o grupo acolhe pesquisadores com diferentes titulações, de todo o Brasil e também do exterior (Estados Unidos, Portugal e Moçambique)”, afirma Roberta Brandalise. “Os integrantes do GP, registrado no CNPq desde 2008, têm trabalhado de modo coletivo na produção de conhecimento nessa área interdisciplinar, e suas pesquisas já se desdobraram em projetos de ensino e aprendizagem na graduação, iniciação científica e pós-graduação (lato e stricto sensu) em instituições de ensino superior das cinco macrorregiões do país: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de Sorocaba (Uniso), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Tocantins (UFTO) e Faculdade Cásper Líbero (FCL)”, conta.
Com uma história de colaborações interinstitucionais na organização de eventos, em co-orientações de mestrado e doutorado, em supervisões de pós-doutorado e em publicações, o GP também já marcou presença em fóruns acadêmicos como a Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (Alaic), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a Rede Internacional da América Latina, África, Europa e Caribe (Rede ALEC) e a International Association for Media and Communication Research (IAMCR).
A extensa lista de publicações coletivas inclui livros, capítulos e dossiês, além dos trabalhos nos congressos nacionais da Intercom. “Até 2022, o percurso do grupo agregou mais de 200 trabalhos apresentados. Analisamos as possibilidades e os contrastes dos processos de comunicação e mídia, considerando os espaços de lentidão e rapidez comunicacional, os espaços de luz e de sombra no que tange à produção midiática, de silêncio e de polifonia comunicacional. Identificamos as regularidades e especificidades da geografia da comunicação pertinentes aos processos e produtos considerando a produção, a circulação e o uso. E sistematizamos categorias de análise da geografia humanística para investigar esses problemas de pesquisa na Comunicação, elaborar hipóteses de explicação e compreensão da realidade comunicacional e identificar caminhos possíveis no cenário que flagramos”, elenca a coordenadora do GP Geografias da Comunicação. “Com nossos estudos, estamos contribuindo, de fato, com a Geografia e vice-versa. Estudar o tempo e espaço da comunicação, a mídia nos lugares e os lugares na mídia, a mídia nos espaços e os espaços na mídia, por exemplo, são pontos de convergência e de colaboração.”
Com 16 trabalhos selecionados e 13 apresentados no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), no início de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Geografias da Comunicação tem um “núcleo duro” consolidado – ou seja, pesquisadores e pesquisadoras que participam continuamente de seus eventos, discussões e projetos. “No congresso nacional deste ano, tivemos pesquisadores de diversas regiões do país. Foi excelente”, comenta Roberta Brandalise. “Observamos, mais uma vez, a continuidade do trabalho do núcleo duro do grupo, além das apresentações de mestrandos e doutorandos da nova geração de pesquisadores. Identificamos que o GP segue como principal espaço para viabilizar trabalhos de pesquisa colaborativos e agregar novos olhares a nossa área interdisciplinar de estudo”, completa.
Os encontros do GP Geografias da Comunicação nos congressos da Intercom têm a seguinte dinâmica: 30 minutos de apresentação para cada trabalho e uma hora de discussão ao final de cada sessão, o que possibilita aumentar o tempo de debate sobre as pesquisas apresentadas. Ao final do encontro deste ano, a coordenação e os(as) pesquisadores(as) participantes fizeram uma reunião de planejamento do trabalho em comum, de forma a reforçar sua rede de pesquisa colaborativa.
Como resultado, o GP Geografias da Comunicação estruturou um plano de atividades para 2023 e 2024:
● Organização do Seminário Internacional Geografias da Mídia e Comunicação, previsto para a primeira quinzena de maio de 2023 com a presença de Paul Adams, professor da Universidade do Texas em Austin e um dos pioneiros da área.
● Realização de uma mesa especial no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), em setembro em Belo Horizonte, com participação de pelo menos um(a) colaborador(a) internacional e lideranças de pesquisa de todas as regiões do país, entre comunicólogos e geógrafos.
● Proposição de mesa ao Encontro Nacional de Geógrafos (ENG).
● Proposta, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (REGIC), que define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência.
● Encaminhamento de propostas para o congresso da Alaic, o pré-congresso da International Communication Association (ICA) e a Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil).
● Diálogo sobre parcerias com o Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE).
● Encaminhamento de três publicações coletivas, resultantes do trabalho de pesquisa colaborativa em formato de e-book e dossiê (coletânea de artigos referenciais para o GP Geografias da Comunicação; tradução de obra de Paul Adams e resultados de pesquisas conjuntas realizadas no GP).
● Celebração de convênio com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba (SP), para organizar grupos de estudos e pesquisa, para atuar nas atividades dos Programas de Educação para Cidadania e Aproximação do Legislativo com a Educação Formal.
“Além disso, com o lançamento do Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba (Lab Leg Sorocaba), também será possível a celebração de parcerias, acordos, convênios e formação de redes com instituições acadêmicas e de pesquisa, agentes de inovação dos setores público e privado e outros laboratórios, com o objetivo de trocar experiências e desenvolver projetos”, completa Brandalise.
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