22 de novembro de 2018
O Grupo Rádio e Mídia Sonora da Intercom está com chamada aberta para o livro "Rádios Comunitária no Brasil: 10 anos de lei, décadas de lutas", organizado por Ismar Capistrano Costa Filho, Catarina Oliveira e Márcia Vidal.
Interessados devem enviar seus artigos até 5 de dezembro para o e-mail livroradcom@gmail.com. A publicação deverá ter custo editorial.
APRESENTAÇÃO
Depois de dez anos de aprovada a lei de radiodifusão comunitária no Brasil, as pesquisas sobre a democratização da comunicação radiofônica caminham para reflexões que possibilitam compreender o fenômeno, como a sustentabilidade das emissoras, as apropriações de linguagens e tecnologias, a participação social na gestão e programação, as limitações e entraves do reconhecimento legal, os desafios da cultura da convergência, as competências de produção e recepção e os grupos e as relações de controle das rádios.
Motivados em contribuir para estas discussões, lançamos a proposta de organizar e publicar este livro. O objetivo é, além de pensar sobre as rádios comunitárias brasileiras, apresentar experiências de emissoras que enfrentam estas questões e, principalmente, aquelas que resistem na luta pelo direito à comunicação e pela construção da cidadania comunicativa.
LINHA EDITORIAL DOS ARTIGOS
Desta maneira, iremos reunir artigos oriundos de reflexões conceituais articuladas com as vivências das rádios comunitárias e estudos de casos que apresentem percursos e ou processos de produção e recepção de emissoras com alguns traços de comunicação comunitária, reconhecidos a partir das seguintes características:
1) Laços de pertencimento: como define Raquel Paiva em “O Retorno da Comunidade”, são as relações de identidade que possibilitam os membros de uma mesma comunidade se reconhecerem nos outros.
2) Gestão participativa: de acordo com Cicília Peruzzo em “Comunicação nos Movimentos Populares”, a participação caracteriza a comunicação popular porque significa o engajamento dos diversos atores sociais nas mensagens, produção, planejamento e gestão de uma emissora.
3) Caráter público: as emissoras permite o livre acesso do público a sua programação e possuem instrumentos de gestão que reflitam a pluralidade social, como conselhos, assembleias, comissões.
4) Autonomia: conforme Costa Filho na tese “Usos Sociais das Rádios Zapatistas”, a independência da emissora para determinar seu conteúdo, sua organização, suas regras, suas decisões políticas e definir suas identidades.
5) Expressão contra-hegemônica: a contra-hegemonia se caracteriza por opor-se ao poder dominante. Assim, estas emissoras rompem com o modelo de propriedade, o conteúdo, os processos de produção e ou a relação com os ouvintes.
Nesta publicação, não são consideradas como rádios comunitárias apenas as estações que estão ou buscam a autorização de funcionamento do poder estatal. As rádios livres que possuem algum nível de participação na gestão, apresentam a diversidade social e se organizam a partir de um sentimento de pertença em seus produtores e ouvintes podem ser reconhecidas como rádios comunitárias.
ESTRUTURA DE CAPÍTULOS DO LIVRO
Prospectamos a seguinte estrutura de capítulos com as seguintes temáticas de artigos:
1) História: radiadoras, emissoras referência e a organização dos movimentos de apoio e das rádios comunitárias.
2) Políticas da comunicação e legislação: a lei de radiodifusão comunitária, as rádios e a luta pela democratização da comunicação, a cidadania comunicativa e as políticas de comunicação.
3) Rádios Comunitárias em FM: a produção, as apropriações tecnológicas, os conteúdos e discursos e a recepção de emissoras comunitárias autorizadas e livres.
4) Convergência: as rádios comunitárias na internet, nas redes sociais (rádio expandido) e nos aplicativos.
Cada um destes capítulos terá um artigo introdutório dos organizadores da obra.
SUBMISSÃO
- O (a) autor (a) deverá enviar até o dia 5 de dezembro para os autores uma versão anônima para o e-mail livroradcom@gmail.com.
- O artigo deve conter entre 35 mil a 60 mil caracteres com espaço, incluindo referências, apêndices, anexos.
- Deve seguir as normas da ABNT.
- O artigo será examinado por dois pesquisadores da área com doutorado, devendo enviar o parecer até o dia 15 de dezembro;
- Caso haja discordância entre os pareceres, um terceiro pesquisador da área com doutorado será convidado para dar um parecer;
- O autor poderá ser solicitado a fazer modificações no artigo que condicionem sua publicação, até cinco dias após o envio do parecer.
- Haverá um custo editorial para publicação do livro que a depender das características do mesmo (quantidade de artigos aprovados), pode variar entre R$ 700,00 a R$ 900,00 que poderão ser pagos parceladamente no cartão de crédito, que deverá ser pago no momento do envio do livro à Editora Appris, data prevista 21 de dezembro.
- Lançamento: no Encontro Anual da Compós de 2019 e no Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação de 2019.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br