Especial EXPOCOM – Vencedores 2018

5 de fevereiro de 2019

Todos os anos, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) entrega troféus em 69 modalidades de seis categorias a estudantes de graduação em Comunicação que apresentaram seus trabalhos durante os congressos regionais e nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O JORNAL INTERCOM dá seguimento à série especial de reportagens que mostra um pouco sobre as equipes e os trabalhos vencedores da etapa nacional em 2018. Confira.

MÃOS DADAS BELÉM
MODALIDADE: PT10 - Projeto de Comunicação integrada (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Pará (UFPA)
EQUIPE: Leonardo Santana dos Santos Rodrigues, Erlane Pereira Santos, Hojodrines Lima Rodrigues, João Lucas Muribeca Figueiredo, Monica Melo Salgado, Thaís Souza Amorim.
DESCRIÇÃO: O trabalho foi elaborado para o Laboratório de Comunicação Institucional, no primeiro semestre letivo de 2017, pela turma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Pará. O plano buscou orientar o trabalho de comunicação realizado pelo projeto Mãos Dadas Belém com o objetivo de fortalecer sua marca, identificar e propor soluções para as necessidades comunicacionais internas e externas do grupo. Criado em 2014, o Mãos Dadas Belém é um projeto social voltado a pessoas em situação de rua. O grupo realiza ações a cada dois ou três meses, nas quais distribui alimentos e roupas e faz apresentações teatrais com uma trupe de palhaços, buscando levar um pouco de alegria, cultura e afeto às pessoas atendidas, e não apenas o suprimento de suas necessidades mais básicas. Foram desenvolvidos produtos em quatro módulos (Rádio, Impresso, Mídias Digitais e Televisão), pensados de forma integrada e posteriormente reunidos em um site. Esses produtos foram exibidos em um evento em comemoração aos três anos de existência do projeto, que contou com a participação das pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto.
DEPOIMENTO: Leonardo Santana dos Santos Rodrigues
“Já tinha participado da Expocom nacional em 2016 e 2017, mas só saí vencedor em 2018. Eu sempre fui o único da minha equipe a viajar para os congressos e me apresentar, mas dessa vez estava com alguns amigos. Num primeiro momento, fiquei sem acreditar no resultado, mas depois fui tomado por uma satisfação e alegria imensas, especialmente porque estava ao lado dos meus amigos e pude compartilhar esse momento com eles. Saí com a sensação de dever cumprido porque pensei em todo o esforço que tivemos para alcançar esse resultado. Não tinha conseguido em outros anos, mas não deixei de tentar, sempre buscando o aperfeiçoamento.
É sempre uma experiência muito boa participar de eventos como este, porque temos a oportunidade de divulgar nossos projetos, conhecer o trabalho de outros alunos e aprender com eles. A Expocom também nos desafia a preparar bons produtos e boas apresentações, o que nos motiva a fazer sempre o melhor. Eu acredito que evoluí muito desde minha primeira apresentação. Vencer a Expocom, uma premiação nacional, é um grande reconhecimento e algo que sempre almejei.

Saber que nosso trabalho tem qualidade para estar entre os melhores do Brasil é muito gratificante, ainda mais considerando as dificuldades que enfrentamos, por sermos de uma universidade pública e numa região considerada periférica.
Quando entrei no curso de Jornalismo, em 2014, as perspectivas não eram muito animadoras. O curso tinha obtido uma nota baixa na avaliação do MEC e corria o risco de ser fechado, mas conseguimos superar isso. Por isso, a premiação é um ganho de autoestima não só para os vencedores, mas para toda a faculdade e, sem dúvida, faz com que nosso currículo seja visto com outros olhos porque é sinal de competência e dedicação. Agora, já formado, pretendo continuar apresentando trabalhos nos congressos da Intercom, pois tenho interesse na área acadêmica.”

O SPOT DE RÁDIO COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESAPARECIMENTO INFANTIL
MODALIDADE: RP08 - Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
EQUIPE: Kauhany Bruna Oliveira de Souza, Amanda Araújo da Silva, Giulia Luciani Gaio, Thaiane Lago Rovani, Douglas Lopes Rigamonte, Claudia Nociolini Rebechi (orientadora).
DESCRIÇÃO: Esse trabalho apresenta um spot de rádio de 30 segundos, produzido após o diagnóstico e a constatação da necessidade de uma campanha de prevenção ao desaparecimento infantil. A peça publicitária foi desenvolvida para o público adulto – os pais e responsáveis diretos pelas crianças – após pesquisa acerca do tema. Optou-se por esta mídia durante o processo de mapeamento dos públicos de interesse, no qual foi constatado que grande parte do público selecionado consome informações via rádio. O roteiro do Spot 30' possui viés dionisíaco. Além disso, é apoiado em três fases: Situação Dilema, Dor e Solução. O propósito dessa produção de rádio é informar e sensibilizar acerca de cuidados importantes e necessários com o público infantil, cujo slogan definido foi: "Desaparecimento infantil: o nosso cuidado faz a diferença".
DEPOIMENTO: Kauhany Bruna Oliveira de Souza
“Foi a minha primeira participação na Expocom e uma experiência muito bacana, pois aplicar o que se aprende na faculdade e ter um retorno disso é incrível. Muitas vezes o que nos desanima, enquanto estudantes, é não ver aplicabilidade no que aprendemos. Além disso, conheci novos lugares, novas pessoas e projetos que jamais imaginaria.
Vencer o troféu foi a realização de um sonho! Ver seu trabalho valorizado, reconhecido, depois de tanta dedicação, pesquisa, testes, não tem preço. Vencer a Expocom nos dá visibilidade no meio acadêmico e no mercado de trabalho, já que agrega valor ao currículo. Inclusive, fui muito parabenizada no meu trabalho pela conquista, e isso me fez ser notada como uma funcionária com potencial de crescimento na empresa.
No momento da premiação, foram muitos sentimentos ao mesmo tempo: euforia, pois nossos concorrentes eram tão bons quanto a nossa equipe; alívio, ao ver o resultado e o que fomos capazes de fazer; e gratidão, muita gratidão por todos que nos auxiliaram no processo.”

JÁ IMAGINOU VIVER ESPERANDO A CHUVA?
MODALIDADE: PP11 - Outdoor (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
EQUIPE: Eduardo José Melo Rodrigues da Silva, Maria Eduarda Menezes Carvalho, Leonardo Mozdzenski (orientador).
DESCRIÇÃO: A execução do trabalho se deu com o objetivo de atender a uma necessidade fictícia apresentada na disciplina eletiva Retóricas do Consumo, ministrada pelo professor Leonardo Mozdzenski do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após uma cuidadosa análise do briefing, somada ao que foi aprendido ao longo do semestre, foi possível traçar uma estratégia de criação para um outdoor que abarcasse os principais conceitos vistos em sala de aula: modelos retóricos, persuasão e publicidade engajada. Os alunos pensaram em um outdoor lonado e pintado a base de água. Inicialmente só é possível ler: “Esperando a chuva”. Ao de fato entrar em contato com a água da chuva, a tinta se dissolve e revela uma nova mensagem, que complementa o que estava escrito inicialmente: “Já imaginou viver esperando a chuva?”. Junto com a revelação, também seria mostrada a assinatura do cliente, uma imagem de fundo que retrata a realidade de seca e uma chamada: “Ajude a construir um futuro melhor para as crianças do semiárido. Acesse: www.childfundbrasil.org.br”.
DEPOIMENTOS:
EDUARDO JOSÉ MELO RODRIGUES DA SILVA: “Participar da Expocom foi uma experiência muito empolgante porque me proporcionou me reinventar enquanto aluno na graduação e me deu uma perspectiva de futuro na carreira acadêmica, área pela qual me apaixonei e até então não tinha muito contato. Já tinha participado da Expocom com Maria Eduarda e outros colegas de classe nos anos de 2016 e 2017 – inclusive, vencemos a modalidade Anúncio Impresso na Expocom nacional em 2016. Na edição de 2018, escutar o nome da nossa dupla foi incrível: em poucos segundos, toda a trajetória da graduação passa por nossa mente. O Intercom tem um significado muito importante para mim e para os meus amigos, pois, de certa forma, ele estreitou os nossos laços.
Como me graduei em 2017, esse foi o último ano em que pude participar da Expocom. Saímos com a sensação de missão cumprida, afinal vencemos e estamos muito orgulhosos do nosso trabalho. Agora, pretendo ingressar em uma pós-graduação e continuar participando dos congressos da Intercom. Tanto a Expocom como as atividades do Intercom são fundamentais para dar um novo direcionamento para alunos de comunicação em todo o Brasil. Horizontes são expandidos, conhecimento é formado e momentos são eternizados.
MARIA EDUARDA MENEZES CARVALHO: “Desde 2016, tornou-se um hábito da minha turma da faculdade inscrever nossos trabalhos de sala de aula na Expocom. Depois que colegas de classe venceram a etapa nacional em 2015, nós começamos a nos ajudar, avaliando juntos quais trabalhos da classe se encaixavam em cada categoria. Vencer a Expocom em 2018 teve um significado bem diferente dos prêmios anteriores: foi nosso último ano participando (por conta do fim da graduação), então o sentimento foi de encerramento de um ciclo. Essa premiação é um lembrete da academia de que nossos trabalhos são reconhecidos e valorizados. A cerimônia de entrega dos troféus é sempre um momento incrível do Intercom, é uma grande confraternização, quando nos lembramos de episódios que vivemos em congressos anteriores. O momento do anúncio é inexplicável, é lindo ver todos os seus amigos torcendo e comemorando com a gente como se o trabalho fosse de todos eles também.
O Intercom e a Expocom mudaram muito a minha visão sobre papel do mercado dentro vida acadêmica e vice-versa. Foi uma experiência que me completou como pesquisadora e me abriu os olhos para diversos aspectos da Comunicação que eu desconhecia. Eu não seria a profissional que sou hoje sem essa vivência. Por conta do fim da graduação, encerrei minha participação na Expocom em 2018, mas é bem provável que eu volte a inscrever trabalhos quando iniciar a pós-graduação.”

Clique aqui e confira fotos dos ganhadores do Expocom 2018.

LEIA TAMBÉM:

Especial Expocom: vencedores de 2018 falam sobre suas experiências

Tudo sobre a exposição e premiação de trabalhos experimentais da graduação

Especial Expocom: conheça três vencedores de 2018

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br