‘Revista Brasileira de Estudos da Mídia’ recebe artigos de iniciação científica até 30/06

4 de maio de 2022

A Revista Brasileira de Estudos da Mídia – Iniciação Científica, publicação semestral do Grupo de Pesquisas Gemini – Grupo de Estudos de Mídias e Análises e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe até 30 de junho artigos de estudantes de graduação em conjunto com doutores. Além dos artigos resultantes de iniciação científica, a chamada de trabalhos, com temática livre, também inclui entrevistas e resenhas.

Para essa edição, as submissões devem ser feitas em dois arquivos (um com indicação dos autores e outro anônimo) enviados para o e-mail revistadeestudosdamidia@gmail.com.

Os artigos devem seguir as instruções contidas em Diretrizes para autores abaixo. As entrevistas aceitas serão com pesquisadores da área de comunicação sobre temas teóricos e metodológicos (não serão aceitas entrevistas pessoais e/ou com profissionais da área).

Diretrizes:

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:

  • • Digitados em Word/Writer (com extensão DOC ou RTF), com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;
  • • Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;
  • • As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução de 150 a 500 dpi;
  • • Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas;
  • • O nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, corpo 12, itálico, seguido de um breve currículo (com e-mail) em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;
  • • Resumo: de 5 a 10 linhas, entre 600 e 900 toques, contendo a descrição do trabalho, assim como é obrigatório a tradução para o trabalho em inglês (abstract).
  • • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, com tradução em inglês (Keywords), separadas por ponto final.
  • As contribuições também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

Artigos e dossiês: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre as mídias populares e alternativas.

Entrevistas: com profissionais ou acadêmicos atuantes em alguma área ou pesquisa sobre alguma mídia.

As regras para citação serão as seguintes:

As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002: 15);

As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002:28), como no caso acima;

As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.

As referências serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

Livros:
Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Capítulos de livros:
Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In: SOUZA, Argemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

Artigos em periódicos:
Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ maio de 2007, pp. 15-38.

Textos da Internet:
Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002.

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