22 de junho de 2023
No próximo sábado (24/06), às 9h, Ricardo Alvarenga (UFMA), coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), lançará o livro “A Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os Documentos do Celam” (Editora Paulus), na Livraria Paulus em São Luís, Maranhão.
A obra faz parte da Coleção Eclesia Digitalis e é fruto de um processo de estudo e pesquisa de mais de quatro anos sobre o tema da comunicação da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, realizado por Alvarenga durante seus estudos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), sob a orientação dos professores José Marques de Melo (in memorian) e Dimas Kunsch, de 2017 a 2021.
O evento de lançamento começará com a interpretação de músicas e poemas sobre a América Latina, seguida por uma apresentação feita pela professora Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após a abertura, o autor fará uma palestra sobre o livro, destacando seus elementos centrais e as principais chaves de leitura.
Com linguagem acessível, Alvarenga busca demonstrar como o catolicismo, nesta parte do globo, tratou a temática da comunicação e de que forma os meios de comunicação foram sendo utilizados e interpretados pela Igreja ao longo dos anos. Para tanto, propõe uma reflexão crítica sobre o contexto social e histórico da América Latina, discutindo questões como os problemas da dominação colonial europeia e sua intrínseca relação com o catolicismo. O autor também dedica parte da obra para contextualizar a dinâmica de organização da Igreja Católica na América Latina, buscando demonstrar como são dinamizadas e definidas as orientações que direcionam o trabalho da instituição católica em mais de 22 países que compõem o território latino-americano, com um olhar especial sobre o Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (Celam), que reúne as principais lideranças do catolicismo na região.
Um dos pontos centrais apontados no livro é justamente a coexistência de três tendências de comunicação dentro da Igreja Católica na América Latina: 1) comunicação para a transformação social, como no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e, por fim, 3) comunicação como prática de construção da imagem organizacional.
Ao final de cada capítulo do livro, estão disponíveis sugestões de aprofundamento do tema a partir de conteúdos de múltiplas linguagens, o que torna a proposta ainda mais dinâmica e atual.
Lançamento do Livro “Comunicação da Igreja Católica na América Latina”
24 de junho, às 9h
Livraria Paulus – Rua do Passeio, Centro, São Luís, Maranhão
Confirmação de presença: https://forms.gle/BfZSgRibrpWJ2Stt5
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br