6 de dezembro de 2023
A Diretoria Financeira da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realiza um trabalho intenso e fundamental para que a entidade consiga proporcionar a pesquisadores, pesquisadoras, estudantes e docentes seis congressos anuais – os cinco regionais e o nacional, considerado o maior do campo das Ciências da Comunicação na América Latina. E, na gestão 2023-2026, o desafio de gerenciar as finanças de uma entidade sem fins lucrativos do porte da Intercom, em um cenário de crise econômica, está a cargo de Daniela Cristiane Ota (UFMS).
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) – onde também fez pós-doutorado –, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Daniela Ota é professora na graduação e na pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde também desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira – especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Na Intercom, foi diretora Centro-Oeste nas gestões 2015-2017 e 2017-2020, além de integrar o Conselho Fiscal na gestão 2020-2023.
“Participei de um congresso da Intercom pela primeira vez em 1998, quando era recém-graduada e estava começando o mestrado. Em 2001, integrei a comissão organizadora do congresso nacional em Campo Grande e, com isso, meu vínculo com a entidade se estreitou. A partir de então, frequentei os congressos praticamente todos os anos, inclusive coordenando a organização de três regionais Centro-Oeste”, recorda a professora Daniela. Agora de volta à Diretoria Executiva, ela salienta o laço afetivo dos(as) diretores(as) com a Intercom: "Temos um carinho muito grande pela entidade, colaborando inclusive quando não estávamos no dia a dia da gestão. Por isso encaramos esse trabalho, que é voluntário. Assim como nas gestões passadas, vejo uma força e uma integração nesse grupo, que, motivado por esse afeto, tem vontade de fazer a Intercom crescer ainda mais".
Sobre os desafios a serem enfrentados no próximo triênio, a professora Daniela aponta que a crise econômica e social ainda deverá ter impactos, o que exigirá soluções inovadoras de sua diretoria. "Nos últimos anos, todas as entidades científicas tiveram de se adequar estrutural e economicamente – e foi exatamente isso que a Intercom fez, com mudanças significativas no formato e nos processos dos congressos. Para os próximos três anos, nossa missão é conseguir manter nossa entidade saudável do ponto de vista financeiro e administrativo, com uma gestão financeira que observe o contexto econômico de nossa comunidade e as restrições de financiamento por parte das agências de fomento", avalia. "Com seis congressos grandes por ano, o fluxo de trabalho da Intercom dura o ano inteiro, o que requer despesas e investimentos em estrutura administrativa, de comunicação e de tecnologia, além do tempo dedicado voluntariamente pela Diretoria e organizações locais, para garantir a segurança e o bom funcionamento dos eventos."
Além da estrutura exigida pelos congressos, a professora Daniela também estará atenta às demandas atuais da comunidade acadêmica e científica, seguindo os princípios definidos pela gestão recém-empossada: escuta, antirracismo, diversidade, colaboração e igualdade. "Buscaremos estabelecer políticas que supram essas demandas urgentes, como ampliação da representatividade racial, de gênero e geográfica nos eventos e incentivo à participação de pesquisadores e pesquisadoras iniciantes. Para isso, já estamos estudando propostas quanto à viabilidade jurídica e ao real impacto que possam gerar", explica.
"Completando 46 anos agora em dezembro, a Intercom não só é muito presente nas discussões científicas mais atuais e relevantes do campo da Comunicação, como tem um papel fundamental na formação de novos pesquisadores e na consolidação de espaços para pesquisadores experientes. Os congressos da Intercom proporcionam o convívio entre gerações – é onde um aluno da graduação ou mestrando encontra as referências que está estudando, por exemplo. Ser uma porta de entrada cada vez mais acessível para a pesquisa científica e a carreira acadêmica é o que garantirá a sustentabilidade da entidade no longo prazo", conclui Daniela Ota.
O JORNAL INTERCOM tem apresentado semanalmente um(a) diretor(a) da gestão 2023-2026, que tem Juliano Domingues (Unicap) na Presidência e Ariane Pereira (Unicentro) na Vice-Presidência. Confira as entrevistas que já foram publicadas:
DIRETORIA ADMINISTRATIVA – Fernando Ferreira de Almeida
DIRETORIA DE PROJETOS – Paulo Victor Purificação Melo
DIRETORIA CULTURAL – Márcia Guena dos Santos
DIRETORIA CIENTÍFICA – Iluska Coutinho
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Eneus Trindade Barreto Filho
DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO – Ivanise Hilbig de Andrade
DIRETORIA EDITORIAL – Nara Lya Cabral ScabinSÃO PAULO - SP
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