24 de julho de 2024
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) conclui nesta nesta quinta-feira (25) a divulgação dos aceites dos trabalhos submetidos ao 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Esta é uma etapa importante para estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais da área que buscam no evento uma oportunidade de publicação, apresentação e debates sobre seus estudos.
Para conferir o aceite ou não da sua submissão, é preciso consultar o Sistema Unificado da Intercom. A partir do aceite, o primeiro passo é realizar o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetivado até o dia 05 de agosto, com valores diferenciados, conforme tabela disponível aqui.
Fique atento (a) às solicitações de alteração dos arquivos submetidos para possíveis mudanças. As comunicações são feitas diretamente pelo Sistema da Intercom.
Programação do evento
Depois de receber o aceite e fazer as possíveis correções, é necessário acompanhar os dias e horários que acontecerão as apresentações dos arquivos. A programação será divulgada no site da entidade até o dia 05 de agosto.
“Planejar a apresentação do trabalho, eventualmente com elaboração de slide, separação de materiais a serem exibidos (todos os materiais devem ser levados em mídia física: pendrive, HD); ficar de olho na previsão do tempo, se a opção for a etapa presencial, ou de olho em um local tranquilo e com boa conexão para aproveitar a programação remota”, aconselhou a diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho.
Outra data importante das submissões é o prazo para envio do artigo completo, caso essa tenha sido a opção na hora da inscrição. Lembrando que era necessário assinalar que o congressista desejava publicar o artigo completo neste momento da submissão.
A publicação do texto completo, caso seja de interesse do(a) autor(a), deve ter sido assinalada no formulário de inscrição. O artigo completo deverá ser enviado depois do evento nacional e do pagamento da taxa de inscrição (que encerra no próximo dia 05/08), também pelo sistema da Intercom, até o dia 07/10/2024.
O material será submetido à avaliação do GP em que foi apresentado o trabalho, sendo então possível ocorrer aprovação e/ou solicitação de ajustes, e será publicado em meio digital até 20/12/2024.
Emissão de certificados
Após o congresso também é hora de buscar emitir seu certificado, consultar os anais publicados e atualizar o Currículo Lattes. “Sempre lembrando de inserir nos três campos possíveis: apresentação de trabalho; publicação em anais de evento e participação em evento científico”, relembrou Iluska.
Para que o aproveitamento do Congresso - presencial ou remoto - seja o maior possível, algumas dicas podem ajudar.
“A programação é pensada para permitir aos participantes aproveitar cada atividade com atenção, sem atropelos. Nas manhãs dos dias 03 e 04 não haverá sessões de GPs ou IJ, permitindo que os(as) congressistas participem do Ciclo de Estudos, discutindo o tema do Congresso em uma conferência e três painéis. Existem também as oficinas que costumam atrair os estudantes de graduação e os minicursos. Na parte cultural, teremos o Palco Intercom, que em breve divulgará a programação, além das apresentações de GPs, IJs, Expocom e o Publicom”, recomendou a diretora científica.
Congresso Nacional
Se você quer acompanhar os debates e apresentações do Intercom 2024, ainda dá tempo de participar como ouvinte. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Unificado da Intercom até 05 de agosto.
O Intercom 2024 será realizado em duas etapas: uma remota, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, e uma etapa presencial, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Balneário Camboriú/SC.
Acompanhe todas as informações sobre o Intercom Nacional 2024 nas redes oficiais @intercom_oficial e site oficial da Intercom.
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