Revista Barca aceita submissões até 2 de dezembro

17 de outubro de 2024

O dossiê temático "Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual", da revista A Barca (PPGCine-UFF), está com submissões abertas. Conforme o cronograma do periódico, os trabalhos podem ser enviados até 2 de dezembro deste ano, com publicação prevista para janeiro de 2025.

A produção temática é um dos frutos do I Simpósio sobre Práticas Transformistas, Drag e Arte, realizado em maio de 2024, que reuniu pesquisadores deste campo de estudos, por meio de uma parceria entre investigadores da Universidade Federal Fluminense, do Brasil, e da Universidad de Buenos Aires, da Argentina. O encontro demonstrou crescimento nas pesquisas sobre as práticas drag e transformistas no continente latino-americano.

As montações drag são expressões artísticas heterogêneas. Por isso, nesse dossiê, provoca-se o pesquisador a pensar sobre as conexões da arte transformista com as mídias audiovisuais em suas diferentes formas e formatos, tanto no cinema, nas telenovelas, nas séries, videoclipes, videodanças e videoperformances.

Interessam ao periódico pesquisas que localizem as inserções de produtos audiovisuais como parte dos processos de montação, destacando tutoriais e outras produções audiovisuais encontradas em redes sociais e no YouTube, os quais dão a ver os distintos programas de produção dos corpos. Neles, ficam visíveis os padrões de beleza recorrentes tanto quanto os traços que fogem de tais determinações.

São aceitos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e outros tipos de texto contemplados pelas normas da revista alinhados com os temas aqui propostos.Para conferir as diretrizes de submissão, clique aqui.

Abaixo, alguns tópicos de interesse para este dossiê:

  • Audiovisuais como produto: Filmes com personagens drag e transformistas; videoclipes; videoperformances; videodanças; produções audiovisuais para redes sociais;
  • Audiovisuais como parte do processo: As mídias audiovisuais como referências e engatilhadores de processos de montação;
  • Audiovisuais como arquivo: casos em que as produções são estudadas como acervos culturais que compilam registros de práticas drag e transformistas em suas múltiplas dimensões arquivísticas;
  • Audiovisuais em relação às práticas de palco: como, por exemplo, obras audiovisuais incluídas em performances de artistas drag e transformistas; ou a coexistência em edifícios compartilhados de produções de palco e audiovisuais envolvendo essas manifestações artísticas. Nesses casos, é dada atenção à natureza intermidiática ou transmidiática das produções;
  • Audiovisuais em conexão com a crítica: o estudo de materiais jornalísticos ou de crítica especializada é incentivado em relação à leitura e às interpretações de obras audiovisuais que envolvam artistas drags e travestis, tanto na frente quanto atrás das câmeras;
  • Audiovisuais em sua dimensão de trabalho: reflexões que tratam especialmente da dimensão de trabalho (autogestionário, profissional, educacional) de artistas drags e transformistas em relação ao universo audiovisual.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail abarcarevista@gmail.com.

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